A professora Ana Paula Pereira lançou o seu livro sobre processos de aprendizagem recorrendo a tecnologias digitais. A obra procura compreender a formação continuada de professores para a utilização das referidas tecnologias nas salas de aula.
Até há pouco tempo, o acesso às tecnologias digitais na escola dependia exclusivamente da oferta de políticas voltadas para a sua utilização, as quais estavam, na sua maioria, dependentes de Laboratórios de Informática. Atualmente, porém, esse acesso já não depende do referido espaço e as tecnologias digitais são trazidas à sala de aula por alunos e por professores, através seus dispositivos móveis.
Embora se entenda que os usos feitos por uns e outros possam ser diferentes, e variar de acordo com a classe social, com a personalidade e com a formação de cada um, compreende-se que, dentro ou fora da escola, estamos sempre conectados. Ou seja, temos acesso a uma rede de comunicação em comum. Por isso, a importância de se estudar como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem com as tecnologias digitais.
Nota importante: a autora identifica que o aparato tecnológico, só por si, não proporciona avanços significativos na aprendizagem, a não ser que esteja articulado com o envolvimento da ação humana na modificação da sua relação com o objeto, com o meio e com as pessoas nos rodeiam.
Vale a pena ler!