O perfil profissional de um(a) Técnico(a) de Desenho Digital 3D pressupõe a produção de elementos virtuais para visualização tridimensional nas áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, promoção imobiliária, design, televisão, cinema e publicidade, bem como a elaboração de peças desenhadas para apoio a gabinetes e empresas de projetos.
É importante que tenha a capacidade de interpretar e analisar desenhos técnicos tendo em conta a observância de normas e regulamentos existentes, aumentando as capacidades analíticas e ao mesmo tempo produzir desenho livre, imagens, elementos animados e processos interativos de apresentação e visualização tridimensional.
Capaz de colaborar em estudos diversos através da materialização tridimensional virtual e produzir dossiers de apresentação e comunicação bem como elementos interativos tridimensionais tal como integrar modelação tridimensional em fotografias e captação vídeo real para análise das variantes ambientais/ecológicas no impacto de projetos de arquitetura, engenharia e urbanismo, promoção imobiliária, design, televisão, cinema e publicidade e efetuar edição e pós-produção vídeo para apresentação e divulgação em plataformas virtuais.
Ver plano de estudos (nível QNQ 4, código 213375)
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 213 – Audiovisuais e Produção dos Media
PONTOS DE CRÉDITO: 189,00
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Desenvolver e integrar as ferramentas de computação gráfica na realização de ambientes virtuais.
Saídas Profissionais
- Modelado/animador 3D;
- Motion designer 3D;
- Desenhador/a de arquitetura/engenharia
- Design de interiores e equipamento;
- Design de jogos digitais;
- 3D artist
- Visualização científica 3D.
Principais Locais de Atividade
- Ateliês de arquitetura, design e publicidade
- Gabinetes de apoio técnico;
- Produtoras de televisão e cinema, editoras de ilustração e animação digital;
- Edição de ilustração científica;
- Produtoras de jogos digitais e animação multimédia.
Documentos com mais informação:
A EPJP garante: Estágio curricular; certificação profissional de nível 4 e 12.º ano; aprendizagem baseada em projetos; inscrição na bolsa de emprego da EPJP; acesso a formações pós-secundárias ou ao ensino superior.