No dia 30 de março, tivemos o prazer de entrevistar Xico Braga, um escritor e entusiasta membro do partido comunista durante os duros anos da ditadura, pelo qual foi preso no Forte de Peniche, uma antiga prisão durante o estado novo.
Esta entrevista, junto com outras, faz parte da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril da Escola Profissional Jean Piaget. Esta data extremamente importante, marcou o fim da asfixiante opressão da ditadura que dominou Portugal por quase 50 anos.
No seu testemunho, Xico Braga incita nos a, tanto hoje como no futuro, manter na nossa mente datas como esta, que nos lembram dos sacrifícios e dificuldades que estes revolucionários passaram, do sangue e lagrimas que derramaram estes autênticos guerreiros da paz, para que hoje tenhamos direitos essenciais como a liberdade de expressão e o direito ao voto.
Tomemos esta temporada para relembrar dos cerca de 200 cidadãos foram torturados e assassinados pelo regime do estado novo e todos aqueles que, como o nosso entrevistado, que foram presos injustamente por expressar as suas ideias. Tal como eles, continuemos a lutar em prole da liberdade, dos cidadãos e dos valores de abril.
Artigo escrito por: Afonso Marcos e Eduardo Lopes.