Entre os dias 22 de abril e 23 de Maio, está patente, na nossa escola (Instituto Piaget | Escola Profissional Jean Piaget), a exposição “Lobisomens e Outros Mitos” de Andrew Smith.
Andrew Smith nasceu em Inglaterra, em 1966. Estudou Belas Artes na Universidade, em Londres.
Publicou as suas primeiras bandas desenhadas num fanzine punk, quando tinha 17 anos. Mais tarde desenhou para as revistas Punch e Spectator, entre outras. Foi professor na área das artes plásticas.
Descobriu Portugal numa viagem de carrinha que fez pela Europa, com a sua esposa e com o seu cão. Acabou por ficar a viver em Serpa, em 2019. Desde essa altura que ruma a Beja todas as semanas, para desenhar com os autores do coletivo Toupeira, na Bedeteca de Beja.
Tem publicado regularmente as suas bandas desenhadas no Venham + 5, o fanzine do coletivo. Em 2022 integrou o XVII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, com uma exposição individual. Nessa ocasião publicou o fanzine O Desastre do Palhaço, pela Bedeteca de Beja. No ano seguinte publicou Lobisomem e Outros Mitos, na Chili Com Carne. Este ano, para além da colaboração habitual com o Venham + 5, também publicou na revista Zona Negra. Prepara um novo livro para a Chili. Além de se dedicar à banda desenhada, Andrew tem também um vasto percurso como pintor.
Neste momento tem patente no Museu do Cante Alentejano, em Serpa, a exposição Santas Cruzes e Jordões.
A exposição resulta de uma parceria entre a Escola e a Bedeteca de Beja e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.