O Instituto Piaget acaba de lançar o primeiro número da revista científica Germinare, a pensar nos estudantes, docentes e investigadores da instituição.
O logótipo foi criação de João Gonçalves, estudante do curso de Desenho Digital 3D, que faz parte da ficha técnica da revista.
Com o primeiro número já online, o objetivo é incentivar toda a comunidade académica do universo Piaget a submeter os seus trabalhos científicos, com a garantia de que serão tratados com total rigor e isenção, estando assegurado um processo de revisão double blind realizado por especialistas externos ao Instituto Piaget. Adicionalmente, a revista estará também aberta a toda a comunidade científica nacional e internacional, para que possa ter outros contributos externos.
A ideia de criar uma revista científica – “um momento único”, como o classifica António Oliveira Cruz que traz à lembrança o “patrono” que deu o seu nome ao Instituto, Jean Piaget, “um dos mais modelares investigadores de todos os tempos” – aconteceu logo nas primeiras reuniões da nova equipa do CIIERT – Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar, do Instituto Piaget.
“Não se trata apenas de partilhar este conhecimento com um público cientificamente especializado, (…), mas também de o levar a um público mais geral, cada vez mais interessado, ou seja, à sociedade civil, onde no final se aferem e refletem os seus impactos”, escreve Rui Tomás no seu artigo inicial.
A Germinare foi, assim, construída de raiz, utilizando os recursos disponíveis, mas com uma equipa diversificada, que permitiu que o projeto chegasse agora ao seu público. “Uma realidade que rapidamente se percebeu ter potencial para crescer além das suas fronteiras internas e, assim, contribuir de forma significativa para o desafio de gerar e divulgar o conhecimento científico”, complementa Rui Tomás.
“O lançamento da 1.ª edição da Germinare ocorre aproximadamente um ano depois de iniciado um novo ciclo de vida do CIIERT”, frisa também o responsável deste Centro, Luís Moreira. Um ciclo – acrescenta – que fica marcado “pela redefinição da estratégia para a área da investigação no Instituto Piaget, cuja operacionalização passou, entre outros aspetos, pela reestruturação das estruturas de investigação em três Unidades de Investigação: LabEST – Unidade de Investigação em Empreendedorismo, Sociedade e Tecnologia; KinesioLab – Unidade de Investigação em Movimento Humano; e RECI – Unidade de Investigação em Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida”.