Tal como no ano passado Os alunos da escola tiveram um olhar privilegiado para o passado da cidade de Lisboa.
No âmbito da disciplina de História e Cultura das Artes, todas as turmas do 10º ano visitaram o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros. Este local, situado no Chiado, “o coração de Lisboa”, permite acompanhar toda a história da cidade.
Durante a visita, os alunos tiveram contacto com artefactos da Idade do Ferro, da época em que Lisboa foi visitada pelos Fenícios (Século VII a.C.). No local, funcionou também uma necrópole romana no Século II a.C., onde os alunos puderam observar algumas ruínas desse período. O espaço continuou a ser utilizado como necrópole durante a Idade Média, sendo possível ver uma sepultura datada do final do Século V. No decorrer da visita, foi também possível admirar algumas cerâmicas pintadas do período em que Lisboa esteve sob ocupação islâmica.
Um dos momentos que os alunos acharam mais interessantes foi quando se abordou o período Pombalino. Os estudantes puderam ver uma simulação da baixa pré-pombalina, a sua devastação e posterior reconstrução, bem como observar alguns dos alicerces de madeira colocados em toda a zona ribeirinha da cidade.
A visita ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros proporcionou aos alunos do 10.º ano uma experiência enriquecedora que ajuda a compreender como cada época deixou a sua marca na história e na identidade de Lisboa.